Sobre o Geocaching...
O Geocaching é uma versão moderna da caça ao tesouro, com recurso a um GPS. É considerado por muitos um desporto, por outros apenas um hobby ao ar livre.
Como começou o Geocaching?
A 2 de Maio de 2000, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desativar o Selective Availability (SA, disponibilidade seletiva do sinal), uma distorção artificial do sinal dos satélites que provocava uma margem de erro significativa e impedia assim a utilização do sinal GPS por “forças inimigas”. A partir do momento da desativação do SA, 24 satélites passaram a emitir sinal preciso para todos os receptores de GPS.
O Geocaching teve início a 3 de Maio de 2000 no Estado norte-americano do Oregon, quando Dave Ulmer decidiu testar a precisão do sinal. Escondeu então um balde preto com alguns prémios (livros, vídeos, entre outros) um pequeno livro (logbook) e um lápis, registou as suas coordenadas, divulgou-as numa comunidade online (sci.geo.satellite-nav) e desafiou algumas pessoas a irem à sua procura.
Aparecia assim a primeira cache!
Três dias depois a sua cache tinha sido encontrada e a experiência partilhada na Internet. Na semana que se seguiu, pessoas, entusiasmadas com a ideia de esconder e encontrar tesouros, começaram a esconder as suas caches e a divulgar as suas coordenadas e, num instante, a ideia espalhou-se pela Internet.
Nascia assim o Geocaching. Uns meses depois foi criado o site Geocaching.com, onde qualquer pessoa poderia registar as coordenadas das caches que escondia, registar as caches encontradas e ter acesso a todas as coordenadas e informações publicadas.
Geocaching hoje em dia..
Hoje em dia existem milhões de caches escondidas por todo o Mundo e milhões de geocachers (pessoas que praticam geocaching) activos. As caches são normalmente colocadas em locais de interesse cultural, histórico ou natural, o que permite ao geocacher conhecer sítios espectaculares que, de outra forma, nunca seriam visitados.
Existem vários tipos de cache, desde pequenos tubinhos a grandes recipientes. A cache típica é normalmente uma caixa de plástico, à prova de água, que pode conter pequenos objectos sem valor (para troca), um logbook e material de escrita. Independentemente do seu tamanho, todas as caches têm obrigatoriamente que ter um logbook para que o geocacher possa assinar e registar a cache encontrada. Dentro dos tipos de caches disponíveis, existem as caches tradicionais, as multicaches, as caches mistério, entre outras.
Existem ainda os Travelbugs e as Geocoins (trackables) que tornam o Geocaching ainda mais interessante. São pequenos objetos e moedas que contêm um código. Estes objectos vão passando de cache em cache, podendo percorrer vários pontos do Mundo. Quem encontra um trackable regista-o no site e assim é possível ver o caminho percorrido por ele.
Para se iniciar no Geocaching basta ir ao site oficial, criar uma conta gratuita (podendo fazer upgrades pagos para versões Premium) e procurar no mapa as caches que quer encontrar, retirar as suas coordenadas e ir à sua procura! Depois de encontrada basta voltar ao site e na respetiva cache clicar em “log your visit” marcá-la como “Found it” e deixar um breve comentário sobre a experiência. Após marcar uma cache como “Found it” no lugar da cache (no mapa) aparecerá um smile!